Confira dicas para pedalar na cidade
Foto de divulgação
Todos nós amamos bicicleta e queremos incentivar cada vez mais pessoas a aderir a esse modo de vida saudável e independente. Estamos felizes em ver novas ciclovias sendo construídas e a bicicleta ganhando cada vez mais atenção e espaço nas cidades. Mas nós também temos que fazer a nossa parte.
Confira as dicas do técnico da Shimano Claudinei Souza para pedalar com tranquilidade e segurança nas ruas.
1 – Teste os freios. Faça disso uma regra: nunca saia para pedalar sem dar aquela checada nos freios. Parece uma dica boba mas pode evitar um acidente ou experiência desagradável. Antes do pedal, aperte os freios e veja se estão funcionando bem, se estão muito baixos, pois isso pode ser um problema na hora que você precisar frear de verdade. Observe também o desgaste das sapatas e das pastilhas de freio a disco, elas não devem estar com menos de 2mm de espessura. Além de não frearem suficientemente, pastilhas e sapatas de freio baixa podem danificar o aro da roda ou rotor e pistões do freio a disco.
2 – Ande sempre com um kit de reparos para pneu e/ou câmara reserva. É a melhor solução para você não ficar na mão.
3 – Lubrificação: procure manter a corrente lubrificada, sem exageros. Utilize óleo específico para correntes com a embalagem pinga-gotas, pois o óleo em spray pode contaminar os rotores e pastilhas do freio a disco.
4 – Bike desregulada: Sabe quando a sua bicicleta fica constantemente desregulada? Pois bem, o problema pode estar nos cabos e conduítes. Quando estes componentes estão mal lubrificados e necessitando de manutenção, a mudança de marchas e a regulagem fica comprometida. Leve sempre sua bicicleta para manutenção periódica numa oficina especializada. A manutenção correta nos cabos e conduítes pode fazer uma diferença incrível na mudança de marchas.
5 – Troca de marchas: alivie a pedalada na hora da mudança. Como em um automóvel que você aciona a embreagem na hora de mudar as marchas, na bicicleta é bem parecido. Quando estiver fazendo um esforço grande, numa subida por exemplo, evite fazer a mudança de marcha. Procure dar uma aliviada na força do pedal e aí sim efetue a troca de marchas. Isso ajuda a evitar sobrecarga nos componentes de transmissão e numa maior vida útil do sistema.
6 – Falando em transmissão, uma corrente desgastada compromete todo o sistema. Não existe regra fixa para o tempo de uso de uma corrente ficar gasta. Depende do tipo de uso, terreno, condições climáticas e estilo de condução do ciclista. Leve sempre para manutenção numa oficina especializada pois o mecânico é quem poderá medir o nível de desgaste da corrente com ferramenta adequada. Lembre-se: uma corrente gasta compromete o cassete, pinhões, coroas etc.
7 – Sapatilha Click’R. Muita gente não sabe mas, pedalar com sapatilha e pedal de encaixe dá maior controle da bicicleta, maior eficiência na pedalada e conforto. Muitas pessoas têm receio de andar com os pés presos à bicicleta por meio do sistema de sapatilha e pedal de encaixe, mas a Shimano desenvolveu os pedais e sapatilhas Click’R de encaixe justamente para quem gosta de pedalar nas cidades por serem muito fáceis de desencaixar. Eles desencaixam com 60% mais facilidade do que sapatilhas e pedais tradicionais. As sapatilhas Click’R foram projetadas para caminhar confortavelmente e tem visual de tênis um normal. Saiba mais aqui
8 – Verifique se partes importantes da sua bicicleta apresentam folga: a caixa de direção, por exemplo, onde fica preso o guidão não deve apresentar folgas. O pedivela também não deve ter jogo ou folga ao pedalar. Caso você note algo diferente, leve sua bicicleta para manutenção numa oficina especializada.
9 – Pneu careca: não insista muito em andar com os pneus da sua bicicleta muito gastos. Eles ficam mais expostos a furos mais facilmente e deformações. Evite dores de cabeça.
10 – Rodas: verifique se há amassados nos aros, pois um aro amassado pode interferir na rodagem, pegar no freio, deixar a bicicleta instável e comprometer a pedalada e pilotagem. Sempre verifique como estão os raios da sua bicicleta: eles não devem estar frouxos, pois possuem uma tensão determinada que apenas um mecânico treinado pode verificar. Se tiver um raio quebrado, corra para fazer a manutenção, caso contrário você pode comprometer a vida útil da sua roda e sua própria segurança.
Fonte: http://www.bikemagazine.com.br/2015/05/dicas-shimano-para-o-dia-de-bike-ao-trabalho/